Acesse o novo site


Página inicial » Conteúdo » Sobre a União Europeia

Sobre a União Europeia


A União Europeia é uma parceria econômica e política única entre 27 países europeus.

Durante meio século, garantiu a paz, a estabilidade e a prosperidade, ajudou a melhorar os níveis de vida, criou uma moeda única europeia (o euro) e um mercado único sem fronteiras onde as pessoas, as mercadorias, os serviços e os capitais circulam livremente.

A UE surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial. O primeiro passo consistiu em incentivar a cooperação europeia: os países com relações comerciais são economicamente dependentes, o que ajuda a evitar os conflitos.

Desde então, a UE tornou-se um grande mercado único com uma moeda comum, o euro. O que começou como uma união puramente económica converteu-se numa organização activa em inúmeras áreas, que vão da ajuda ao desenvolvimento à política do ambiente.

A UE promove os direitos humanos e a democracia e conta com os objectivos de redução das emissões mais ambiciosos do mundo para combater as alterações climáticas. Graças à eliminação dos controlos nas fronteiras entre os países membros, as pessoas podem agora circular livremente em quase todo o território da UE.


« Voltar | Imprimir