Acesse o novo site


Página inicial » Novidades » Radar Comercial é atualizado com dados do triênio 2010-2012

Radar Comercial é atualizado com dados do triênio 2010-2012

Segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Foi concluída a atualização da base de dados do sistema Radar Comercial com informações do triênio 2010-2012 relativas a 84 países, como, por exemplo, Japão, China, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, África do Sul, Paraguai, entre outros. O sistema é alimentado com dados oficiais dos respectivos países e a atualização é feita na medida em que são divulgados.

Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Radar Comercial é uma ferramenta de consulta e análise de dados sobre comércio exterior que permite identificar mercados e produtos com potencial para as exportações brasileiras.

Por meio de busca e cruzamento de informações estatísticas, o sistema aponta oportunidades comerciais de produtos, apresentados de acordo com a classificação de seis dígitos do Sistema Harmonizado (SH-6). Os dados disponíveis contemplam mercados que representam aproximadamente 95% do comércio mundial.

Os usuários podem fazer o levantamento com foco no Brasil ou em determinado estado brasileiro, de um lado, e, de outro, no mundo ou em um determinado país. As pesquisas podem ser conjugadas, de modo a permitir a comparação de mercados e de variáveis relativas aos produtos.

Os dados e análises disponíveis no sistema são relatados por triênio, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. O último triênio disponível é apresentado como o padrão nas consultas, no entanto, triênios anteriores também podem ser consultados.

O Radar Comercial visa contribuir para a divulgação das informações sobre comércio exterior e propiciar acesso facilitado a pequenas e médias empresas (PMEs) para a inserção delas no mercado internacional. O sistema está disponível ao público no endereço eletrônico www.radarcomercial.mdic.gov.br, com acesso gratuito.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr


« Voltar | Imprimir