Acesse o novo site


Página inicial » Novidades » Encomex Empresarial deve reunir mais de 500 pessoas em Porto Velho

Encomex Empresarial deve reunir mais de 500 pessoas em Porto Velho

Quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasília – Um público de mais de 500 pessoas é esperado para participar, nesta quinta feira, da segunda edição do Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), que será realizada em Porto Velho, no Pavilhão de Exposições do SESI de Rondônia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, na página eletrônica do Encomex Empresarial, ou no local do evento.

A Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, estará em Rondônia para a solenidade de abertura, às 9h. Logo depois, às 10h, a secretária fará a palestra sobre “A Política de Comércio Exterior Brasileira: desafios e estratégias”, seguida de apresentações de empresários exportadores brasileiros.

Na sequência, às 11h30, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, aborda o tema: “É Possível Exportar a Qualquer Câmbio?”, encerrando a programação do período da manhã.

À tarde, serão realizadas as oficinas setoriais e temáticas e um curso sobre os seguintes assuntos:

• Apoio ao Exportador: mecanismos de financiamento;
• Defesa Comercial: mecanismos de combate às práticas desleais de comércio no Brasil;
• Oportunidades comerciais para a China;
• Integração Rondônia – Peru;
• Utilizando Serviços on-line de Comércio Exterior;
• Logística em comércio exterior e os desafios para a exportação;
• Barreiras Técnicas: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Ferramentas de Apoio ao Exportador;
• Brasil Global Net: ligando o exportador ao mercado internacional;
• Curso Básico de Exportação – Parte I (Suframa)

Atendimento do MDIC

Durante o Encomex Empresarial, os empresários poderão contar com um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para esclarecer dúvidas sobre casos específicos de operações de importações, drawback, cotas e do Novoex (sistema de dados para registros de exportação).

Os atendimentos serão limitados a dez por assunto, respeitada a ordem de inscrição, com tempo máximo de trinta minutos. Para agendar os atendimentos, os empresários que já se inscreveram no Encomex Empresarial devem preencher formulário e encaminhá-lo para o e-mail: encomex@mdic.gov.br.

A programação ainda terá Encontros com Especialistas, organizado pela Apex-Brasil (Rodada das Tradings), com Showroom de Empresas Exportadoras e atendimento aos empresários nos estandes dos bancos parceiros.

O Encomex Empresarial é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No âmbito estadual, apoiam o evento o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Rondônia, a Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae- RO.

Encomex Empresarial

Esta é a segunda edição do Encomex Empresarial e acontece após o evento que foi realizado entre os dias 3 e 4 de agosto, em Salvador-BA, com participação de mais de 1,2 mil empresários. “A agregação do termo ‘Empresarial’ foi uma decisão tomada em conjunto com os patrocinadores e demais parceiros do evento para enfatizar que o pequeno e o médio empresário são nosso público alvo e que a programação está sendo construída para atender às necessidades deste segmento”, explica Tatiana Lacerda Prazeres.

O evento busca fomentar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, com a divulgação de informações sobre exportação, apresentando os mecanismos de apoio ao exportador, as oportunidades de negócios e dados referentes à logística e financiamento.

Para conhecer fazer as inscrições e saber mais sobre o Encomex Empresarial, acesse:
www.encomex.mdic.gov.br.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7936 e 2027-7198
Mara Schuster
mara.schuster@mdic.gov.br


« Voltar | Imprimir