Acesse o novo site


Página inicial » Novidades » Empresários terão atendimento especializado em Jaraguá do Sul-SC

Empresários terão atendimento especializado em Jaraguá do Sul-SC

Terça-feira, 27 de maio de 2014

No dia 5 de junho, a cidade de Jaraguá do Sul-SC irá sediar o Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), com o objetivo de estimular participação do empresariado brasileiro no comércio internacional. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Os interessados podem se informar no portal do Encomex Empresarial: http://www.encomex.mdic.gov.br.

 

Durante o evento, promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) serão realizados atendimentos específicos aos empresários, focados em questões usuais de competência do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex), relacionadas a casos concretos referentes a operações de importação, exportação e drawback, com a previsão de duração de 30 minutos.

 

Os atendimentos são realizados com hora marcada. Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário on-line disponível portal e enviar para o endereço eletrônico informado. Nesta edição, a programação do Encomex Empresarial trará ainda duas novidades com atendimentos individualizados relacionados ao Sistema de Registro de Informações de Promoção (Sisprom) e ao drawback integrado.

 

O Sisprom é uma ferramenta on-line que permite às empresas e às instituições se beneficiarem de incentivo fiscal para promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior, reduzindo a zero a alíquota do Imposto de Renda que incide sobre as remessas ao exterior para o pagamento de despesas quando há participação em feiras e eventos semelhantes, e ainda realização de pesquisas de mercado.

 

Já o drawback integrado é o sistema de acesso ao Regime Aduaneiro Especial de Drawback, que viabiliza a desoneração de tributos na importação e na compra no mercado interno de insumos vinculados a um compromisso de exportação. Nesses atendimentos individualizados, um especialista da Secex irá instruir os participantes quanto à operacionalização do regime e às formas de solicitar os benefícios tributários.

 

O que é o Encomex

 

O Encomex Empresarial tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

 

Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), do Governo do Estado de Santa Catarina, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), da Prefeitura de Jaraguá do Sul, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198

ascom@mdic.gov.br

 

Redes Sociais:

www.twitter.com/mdicgovbr

www.facebook.com/mdic.gov

www.youtube.com/user/MdicGovBr

 


« Voltar | Imprimir