Acesse o novo site


Página inicial » Novidades » Curitiba irá sediar 3º Encomex Mercosul

Curitiba irá sediar 3º Encomex Mercosul

Sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, esteve hoje no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba-PR, para o pré-lançamento do 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (3º Encomex Mercosul), marcado para os dias 1º e 2 de dezembro, na Universidade Positivo.

Acompanhada do secretário paranaense de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e de representantes de entidades parceiras na organização do evento, Tatiana apresentou dados da balança comercial do Paraná e analisou o intercâmbio entre os países membros do Mercosul.

A secretária informou que, atualmente, cerca de 15% das exportações paranaenses têm como destino o Mercosul. Um percentual significativo, mas que, segundo Tatiana, pode aumentar. “No momento em que as economias mais maduras de Estados Unidos e União Europeia passam por uma desaceleração econômica, países em desenvolvimento como os do Mercosul podem ser uma alternativa interessante para a conquista de novos mercados”, disse.

Analisando ainda as informações do desempenho exportador paranaense, a secretária destacou a participação das cooperativas e também das empresas de pequeno porte. “No Paraná, as vendas ao exterior das empresas de pequeno porte representam 8% do total, enquanto que no Brasil esta participação fica em 5%”, falou.

Para Tatiana, este dado é oportuno e explica a escolha do estado para sediar a terceira edição do Encomex Mercosul, evento que tem como objetivos inserir pequenas e médias empresas brasileiras no comércio exterior e diversificar os produtos e destinos das exportações.

Encomex Mercosul

Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Encomex Mercosul pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos vinte anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na página do evento.

Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá, inclusive, um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.

Na programação, estão previstos também painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.

Empresas exportadoras do bloco irão apresentar suas experiências comerciais exitosas no Mercosul, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoverão um Encontro de Negócios com empresários do bloco econômico.

Para marcar ainda o evento, os dados da balança comercial do mês de novembro e do acumulado do ano serão anunciados em entrevista coletiva durante o Encomex Mercosul. O Banco do Brasil irá aproveitar o encontro para anunciar os vencedores do Prêmio Proex Excelência.

Parceiros

O Encomex Mercosul é promovido pelo MDIC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e a Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul do Governo do Paraná.

O evento conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

O Encomex Mercosul conta ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), da Itaipu Binacional e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).

O objetivo é fomentar a cultura exportadora e estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.

Faça a inscrição para o Encomex Mercosul.

Acesse a programação do Encomex Mercosul.

Saiba mais sobre o Encomex Mercosul.

Acesse a apresentação feita durante o pré-lançamento.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgovbr
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr


« Voltar | Imprimir