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Brasil e Uruguai assinam acordo no setor naval

Segunda-feira, 19 de maio de 2014

Os governos de Brasil e Uruguai assinaram nesta quinta-feira, em Montevidéu, o Acordo Naval e Offshore para integração produtiva bilateral. “Esse acordo pode ser considerado um marco na relação comercial entre os dois países e no Mercosul. Demos um passo essencial para a integração produtiva de um dos setores mais dinâmicos da economia", destaca o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges. "Com isso, o setor naval, ao lado da cadeia automotiva, passa a figurar entre os segmentos com maior  integração e complementaridade entre os países do Mercosul", acrescenta.

O documento é resultado de um esforço conjunto entre vários órgãos do governo brasileiro. Além do MDIC,  os ministério de Minas e Energia, Relações Exteriores e dos Transportes e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) também participaram das negociações. 

O documento foi assinado durante a II Reunião Plenária do Subgrupo de Integração Produtiva do Grupo de Alto Nível bilateral (GAN) para o setor naval, do Mercosul. A secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes, foi a representante da pasta na reunião.

Com o acordo, os dois países assumem o compromisso de promover o acesso recíproco de bens e serviços de empresas brasileiras e uruguaias. Também estabelecem o reconhecimento mútuo de conteúdo local, desde que a certificação seja efetuada por empresa certificadora atuante no Brasil e no Uruguai, e tenha chancela de certificação realizada por técnico credenciado junto à autoridade competente do país importador - no Brasil, a ANP. A administração do acordo ainda prevê a formação de um Comitê Naval e Offshore Bilateral, coordenado no Brasil, pelo MDIC, e no Uruguai, pelo ministério correspondente.

Construção Naval no Brasil

A indústria de construção naval brasileira passa por um momento de prosperidade, com crescimento tanto em tonelagem de processamento de aço quanto no número de empregos gerados. Em 2000, o setor gerou 1.910 postos de trabalho, chegando a 78 mil empregos diretos em 2013.

Os investimentos em embarcações totalizaram R$ 3,7 bilhões em 2013, e em estaleiros, R$ 1,3 bilhão. Ano passado, foram entregues 77 embarcações -  44 para navegação interior, 21 para apoio offshore, 8 para apoio portuário e 4 para cabotagem.

Estão na carteira de estaleiros nacionais 73 navios de apoio marítimo (incluindo novos contratos recentemente anunciados pela Petrobras); navios petroleiros, de produtos, gaseiros e transporte de bunker; plataformas de produção, construções/integrações de módulos para plataformas, sondas de perfuração, navios graneleiros, navios porta-contêineres, rebocadores e comboios (combinação de empurradores e barcaças), além de embarcações para a Marinha do Brasil.

Crédito da foto: Ascom/MDIC.

Veja mais fotos da reunião.

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