Acesse o novo site


Página inicial » Importação » SISCOMEX Importação » SISCOMEX Importação

SISCOMEX Importação


O Siscomex/Importação foi implantado em 1º de janeiro de 1997 com o objetivo de promover, tal qual na exportação, um fluxo único e informatizado das informações. Os usuários do Siscomex/Importação são: a) importadores, depositários e transportadores, por meio de seus empregados ou representantes legais; b) a Secretaria de Comércio Exterior, a Receita Federal do Brasil e os Órgãos Anuentes, por meio de seus servidores; c) as Instituições Financeiras autorizadas a elaborar Licença de Importação, por meio de seus funcionários; e d) o Banco Central do Brasil e as Instituições Financeiras autorizadas a operar em câmbio, mediante acesso aos dados transferidos para o SISBACEN.

Todos os usuários do Sistema devem habilitar-se para acessar as informações necessárias ao desempenho de suas atividades, mediante identificação, fornecimento de senha e especificação de nível de acesso de dados. O acesso ao Siscomex é permitido apenas a detentores de senha, de caráter pessoal e intransferível, observados a legislação do órgão concedente e os limites das funções por ele administradas.

Em 23 de agosto de 2012 o Siscomex/Importação ganhou uma nova versão, o Siscomex Importação Web. Por meio desta nova versão, os importadores passaram a registrar e acompanhar Licenças e Declarações de Importação via Internet  sem a necessidade de contratação de redes dedicadas.

Órgãos Gestores

Os Órgãos Gestores do Siscomex são a SECEX, a RFB e o BACEN. A Base Legal está contida na Portaria Interministerial MF/MICT nº 93, de 25 de fevereiro de 1994 - que dispõe sobre a Comissão Administradora - e no Decreto nº 1.408, de 02 de março de 1995. A Comissão Administradora do Siscomex tem a função de providenciar para que a SECEX, a RFB e o BACEN promovam, nas suas respectivas áreas de competências, as ações necessárias para garantir a atualização das bases de dados, bem como as devidas adequações que se façam necessárias no Siscomex.


« Voltar | Imprimir